quinta-feira, 24 de julho de 2008

ARTICULAÇÃO EM REDES

"Precisamos nos reencontrar com as questões básicas da humanidade.Reencontrar com aqueles valores que constituem o valor humano,O sentido de nossa existência humana". Betinho(1993) durante palestra no lançamento da Ação e Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

CONSTRUINDO E RECONSTRUINDO ESSA IDÉIA...

"Rede é um conjunto de nós interconectados. Nó é um ponto no qual uma curva se entrecorta. Concretamente, o que um nó é depende do tipo de redes concretas de que estamos falando".
(Castells,2000) Conceitualmente além da idéia de "nós" em sua ampla plasticidade, cinco outros elementos de definição do conceito rede, podemos agregar.

*A diversidade.
*Os laços de realimentação entre seus componentes.
*A característica de sistema aberto e dinâmico.
*A convivência .
*O diferencial.

Nos processos sociais, pode-se dizer que "os elos básicos - os fios - que dão consistência a uma rede são as "informações que transitam pelos canais que interligam seus integrantes" (Whitaker, 1994).
Informações coletadas dos CADERNOS DE OFICINA SOCIAL, vol.8 (COEP)

O trabalho que venho desenvolvendo nasceu da inquietude, buscando alternativas de se fazer clara a dimensão da escola, o de seu papel e o de seus protagonistas na atual sociedade cheia de medos e conflitos. Esta mesma escola nasce de uma comunidade a quem devo conhecer e estabelecer elos significativos compreendendo também sua dinâmica de vida e ação.

Aproximação seria espontanea, pessoas da escola e comunidade (alunos, pais que já demonstram interesse, abertura nesse sentido de buscar significação para seu cotidiano).

Nenhum comentário: